Pelos Trilhos de Portugal-Levada do Furado, Santana

Pelos Trilhos de Portugal-Levada do Furado, Santana

Classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, no âmbito do programa “O Homem e a Biosfera”, o Município de Santana foi distinguido pelo seu património natural e diversidade biológica. Este programa tem como objectivos a conservação das paisagens, ecossistemas e espécies e o desenvolvimento económico e humano da região.

Para que os pedestres possam conhecer um pouco melhor esta região e conhecer a Floresta da Laurissilva, também classificada pela UNESCO como Património Natural Mundial, o município possui alguns percursos pedestres que percorrem o seu território.

Com cerca de 11 quilómetros, a Levada do Furado tem início no Ribeiro Frio e termina no miradouro da Portela. Ao longo de todo o trajecto, os pedestres podem admirar o Vale do Ribeiro Frio, São Roque do Faial, Porto da Cruz, a massa rochosa da Penha d’Águia e a Ponta dos Clérigos.

Quanto às espécies de fauna e flora, destaca-se o til, o loureiro, o vinhático e o folhado, que predominam no interior da floresta, em conjunto com outras espécies como o isoplexis, o massaroco, as estreleiras e a orquídea da serra. Por sua vez estas apresentam-se como abrigo para o bis-bis, o tentilhão e o pombo trocaz, algumas das aves que se podem ver a sobrevoar a região.

Para além disto, durante a sua estadia na Ilha, os visitantes podem aproveitar para conhecer as casas típicas de Santana e outros pontos emblemáticos da cidade.