Pelos Trilhos de Portugal-Levada do Alecrim, Calheta, Madeira

Pelos Trilhos de Portugal-Levada do Alecrim, Calheta, Madeira

Dotado de um vasto património edificado e conhecido pela diversidade de espécies de fauna e flora que apresenta, o Município da Calheta, na Ilha da Madeira, possui uma rede de percursos pedestres que os seus visitantes podem utilizar para conhecer um pouco melhor a região.

O percurso da Levada do Alecrim tem início no Rabaçal e percorre a Ribeira do Alecrim e a Lagoa “Dona Beja”, num itinerário com quase sete quilómetros.

A Ribeira do Alecrim, que abastece a Central Hidroeléctrica da Calheta, apresenta-se como o primeiro ponto de paragem. Aqui, os pedestres podem encontrar algumas espécies endémicas, entre as quais a leituga e a orquídea da serra, e desfrutar da paisagem que este local oferece.

O caminho continua até chegar à Lagoa da Dona Beja. Mais uma vez os pedestres podem fazer uma pausa para usufruir da paisagem, antes de tomar o caminho de regresso, que percorre os mesmos trilhos, mas no sentido inverso.

Este percurso permite que os visitantes tenham contacto directo com a natureza, uma vez que é envolvido por várias espécies arbóreas e arbustivas, onde se destaca a urze. Alguns pontos do trajecto oferecem ainda uma vista panorâmica sobre o Vale do Rabaçal e a Ribeira da janela.