Pelos Trilhos de Portugal-Jardins da Quinta das Lágrimas, Coimbra
Na Quinta das Lágrimas em Coimbra é possível visitar a fonte dos amores, assim como passear pelo magnífico jardim envolvente, numa atmosfera cheia de misticismo amoroso e que garante bons momentos de descontracção.
Os trilhos por entre os jardins oferecem aos pedestres caminhadas de extensão considerável. A flora envolvente é bastante rica e por lá podemos encontrar inúmeras e raras espécies vegetais de todo o mundo, destacam-se as impressionantes Sequoias com a sua elevada altura. Os jardins foram outrora coutadas de caça da família Real.
A fonte dos amores, em Coimbra, está ligada à mais conhecida história trágica de amor, ocorrida em Portugal. Reza a lenda que as manchas em tons de vermelho na fonte são as lagrimas de sangue de D. Inês de Castro, assassinada devido ao romance que mantinha com D. Pedro. O rei D.Afonso IV não aprovou o casamento do seu filho com D.Inês de Castro, realizado após morte de D.Costança, primeira esposa de D.Pedro. O monarca e os seus conselheiros reuniram-se no castelo de Montemor-o-Velho, e foi tomada a decisão de mandar assassinar a nova esposa do seu herdeiro.