Pelos Trilhos de Portugal-Escritas de Pedra e Cal, Reguengos de Monsaraz

Pelos Trilhos de Portugal-Escritas de Pedra e Cal, Reguengos de Monsaraz

Inserido na rede de percursos pedestres Biografia da Paisagem, do concelho de Reguengos de Monsaraz e em conjunto com outros oito trajectos que contam a história da região, o percurso Escritas de Pedra e Cal permite que os pedestres conheçam alguns dos monumentos megalíticos mais emblemáticos deste território.

A Vila Medieval de Monsaraz apresenta-se como ponto de partida e chegada deste percurso,que percorre aproximadamente 12 quilómetros desta localidade. Classificada como Monumento Nacional, esta vila é uma das mais antigas do país.

O trajecto começa em direcção à aldeia de Ferragudo, seguindo até ao Convento da Orada, construído durante o século XVIII, e ao Cromeleque do Xerez, um monumento composto por 50 menires de granito.

Daqui passa pela aldeia de Outeiro, atravessando a Ponte Romana sobre a Ribeira da Pêga, chegando assim à aldeia da Barrada, onde se encontra o Menir do Outeiro, erguido em 1969.

No caminho até à Estrada Real, um pequeno desvio leva-nos até ao Menir da Belhoa. A partir daqui começa o regresso até ao ponto de partida, passando pela aldeia do Telheiro.

Os pedestres podem aproveitar para conhecer a Fonte do Telheiro, construída em 1723, antes de regressar a Monsaraz