Pelos Trilhos de Portugal-Entre Pontes e Colinas, Arraiolos

Pelos Trilhos de Portugal-Entre Pontes e Colinas, Arraiolos

Entre Pontes e Colinas é um dos trajectos pertencente à rede de percursos pedestres criada pela vila alentejana de Arraiolos. Conhecida pelos seus tapetes e pelo Castelo, estes itinerários ajudam visitantes e moradores locais a conhecer vários pontos da região e um pouco mais da sua história e cultura.

Com cerca de 8,5 quilómetros de extensão e formato linear, este trajecto percorre caminhos de terra batida e asfalto da região e um troço da Ecopista de Arraiolos.

A antiga estação de comboios, construída em 1910 e encerrada antes dos anos 90, e as Ilhas, onde os pedestres têm acesso a uma vista sobre a Serra d’Ossa, apresentam-se como os principais pontos de interesse desta pequena viagem.

Oliveiras, eucaliptos, freixos, azinheiras, carrascos e sobreiros são comumente avistados nesta localidade em conjunto com outras espécies como o cardo, o rosmaninho, a retama, a gilbardeira, a roselha, a silva e a salsaparrilha.

Estas paisagem servem de abrigo para várias aves de rapina, destacando-se a águia-de-asa-redonda, o peneireiro-cinzento, o milhafre-real, o milhafre-preto, a águia-cobreira e a águia-calçada.

Enquanto estiverem no concelho, os pedestres são convidados a conhecer o Castelo de Arraiolos, construído durante a Idade Média, a Igreja da Misericórdia e o Convento dos Lóios, ambos construídos no século XIX, os Tapetes de Arroios e o Centro Histórico.