Pelos Trilhos de Portugal-Descoberta da Estrada Real, Vila Viçosa

Pelos Trilhos de Portugal-Descoberta da Estrada Real, Vila Viçosa

Dotado de um grande património arquitectónico, o concelho de Vila Viçosa apresenta um pouco da sua história e cultura através do percurso pedestre “Descoberta da Estrada Real”.

Com cerca de 8,6 quilómetros, este circuito percorre caminhos urbanos, rurais e florestais da região, tendo como ponto de partida o Mercado Municipal junto ao Largo D. João IV.

Para além dos edifícios que apresenta este percurso guia os seus pedestres através de um troço da Estrada Real, que outrora ligava Vila Viçosa a Elvas.

O caminho começa em direcção à Praça da República. Depois de contemplada a Igreja de São João Evangelista, construída em 1636 por ordem dos Duques de Bragança, segue-se até ao Castelo, passando pela estátua de Bento Jesus Caraça e pelo busto de Florbela Espanca.

O Convento dos Capuchos é outra estrutura importante deste percurso. Classificada como Monumento de Interesse Público, este local está dotado de um cruzeiro e de um coreto.

Segue-se a Tapada Real. Mesmo estando do lado de fora os pedestres podem observar a Fundação Casa de Bragança, a Capela de Santo Eustáquio, vários terrenos agrícolas e talvez alguns gamos e veados a pastar.

A partir daqui começa o caminho de regresso até ao Mercado Municipal, passando pela Fonte do Vale da Rabaça.