Pelos Trilhos de Portugal-De Quinta Nova a Cidadelhe, Pinhel

Pelos Trilhos de Portugal-De Quinta Nova a Cidadelhe, Pinhel
Cidadelhe, fotografia cedida por Territórios do Côa

O concelho de Pinhel é atravessado pela Grande Rota do Côa, a etapa entre Quinta Nova e Pinhel é uma travessia por paisagens maravilhosas, que termina em grande ao visitar património milenar.

São perto de 26 quilómetros que separam estas duas localidades, grande parte do percurso está dotado de sinalética.

Na bela aldeia de Quinta Nova partimos por áreas agrícolas abandonadas até junto do leito do Côa. Ao chegar à margem esquerda, seguimos durante algum tempo ao lado deste rio maravilhoso. O Côa é conhecido pelas suas águas límpidas e puras, um dos cursos de água menos poluídos do nosso país. O seu leito é fonte de vida, assim como, à volta das suas margens a natureza se manifesta orgulhosamente.

Antes do trilho subir a encosta até à Quinta da Cotovia, se o caudal assim o permitir, atravessamos a foz da ribeira das Cabras, um afluente do Côa. Até perto de Cidadelhe continuamos a caminhar em encostas, por veredas e caminhos murados, mesmo no fim do percurso observamos amplas paisagens de imponentes áreas rochosas.

Cidadelhe destaca-se pelo seu legado milenar. Por via das suas gravuras rupestres, este povoado está classificado como Património Mundial da Humanidade da UNESCO e coroa em grande o fim desta jornada.