Pelos Trilhos de Portugal-Chãos-Alcobertas, Rio Maior

Localizado a sul da Serra dos Candeeiros, o circuito Chãos-Alcobertas é um percurso circular com cerca de 16 quilómetros que percorre caminhos rurais e urbanos das freguesias de Chãos e Alcobertas.
O Centro de Tecelagem Artesanal em Chãos, antigo edifício da Casa Florestal, marca o ponto de partida e chegada deste itinerário. O caminho começa em direcção à povoação de Chãos, descendo para Alcobertas, onde os pedestres podem aproveitar para conhecer alguns vestígios arqueológicos, dos quais se destaca a Anta Neolíticae as fantásticas Grutas de Alcobertas.
Daqui segue até ao Olho d’Água, uma nascente localizada no Maciço Calcário e avança em direcção a Casais Monizes, onde pode ser avistado o Peneireiro-de-dorso-malhado. No topo da Serra dos Candeeiros, os visitantes podem encontrar a Lagoa dos Candeeiros antes de regressar ao Centro de Tecelagem Artesanal.
Ao longo de todo o percurso predomina a cultura de eucalipto e o pinheiro bravo, espécies favorecidas pelo solo arenoso característico nesta região.
Para além dos locais nomeados é possível ainda admirar algumas azenhas e moinhos, um forno medieval e as cisternas.