Pelos Trilhos de Portugal-Campos do Pranto, Soure
Os Campos do Pranto são na verdade campos de contentamento para quem procura uma caminhada por espaços de grande biodiversidade e adora a natureza.
Os trilhos dos Campos do Pranto possuem dois percursos semelhantes do ponto de vista ambiental, ambos lineares, sinalizados e marcados pela facilidade com que se completam. O percurso A estende-se por oito quilómetros e o B por 10, é possível juntar ambos numa única rota circular.
Campos e zonas ribeirinhas caracterizam esta rota, são espaços que atraem uma grande variedade de seres vivos e assumem grande importância no contexto da biodiversidade. Os amantes da natureza encontram nos Campos do Pranto uma roteiro magnifico, por este percurso podemos observar garças, cegonhas, galinhas de água e muitas outras espécies de aves que recorrem a estas zonas ribeirinhas para nidificar, procurar refúgio ou mesmo alimento.
Mamíferos aquáticos como as lontras também podem ser observados em certas ocasiões, assim como, uma grande variedade de anfíbios. As zonas ribeirinhas possuem ainda uma flora diversificada, à qual se aliam nas imediações arvores como choupos, salgueiros, ulmeiros e freixos devido à riqueza dos solos próximos aos cursos de água.