Pelos Trilhos de Portugal-Caminhos dos Moinhos, Penafiel

Pelos Trilhos de Portugal-Caminhos dos Moinhos, Penafiel

Inserido na Rota do Românico, o Caminho dos Moinhos é um percurso pedestre com cerca de três quilómetros de extensão que liga o Parque de Merendas e Lazer da freguesia de Capela ao Museu da Broa.

Acompanhado pelo Ribeiro da Trunqueira, este percurso nasceu da recuperação e requalificação do património local, entre o qual os seis moinhos que se podem observar na margem do Ribeiro, e que deram nome a este circuito.

Para além destas estruturas, o Caminho dos Moinhos permite que os seus pedestres recriem a imagem do processo que era feito para a produção da broa.

O Município de Penafiel possui um grande património e vários pontos de interesse a que os seus visitantes podem ter acesso facilmente, bem como outros circuitos que permitem conhecer e ter contacto com a história e a cultura da região.

Entre os pontos de interesse deste concelho destacam-se os espaços verdes, entre os quais o Jardim do Calvário, também conhecido como Jardim Egas Moniz, o Jardim do Sameiro, construído nos finais do século XIX, o Jardim do Museus Municipal, o Parque da Cidade e a Praça da República.