Pelos Trilhos de Portugal-Caminhos de Sobrosa, Paredes

Pelos Trilhos de Portugal-Caminhos de Sobrosa, Paredes

O trilho “Caminhos de Sobrosa” é um percurso circular com cerca de seis quilómetros que percorre os caminhos rurais da freguesia de Sobrosa. Com início no Jardim de Soverosa, o percurso inicia-se em direcção à Casa da Igreja, o actual Lar Padre António Moreira de Meireles.

O caminho segue passando por ruínas de uma antiga igreja, pela Presa do Adro e pela Casa do Bodo, uma casa que nos remete para o século XVIII. Daqui continuamos o trajecto, atravessando a Devesa de Trás-as-Eiras até ao Monte de Xistos, onde os pedestres podem observar as cidades de Paredes e Penafiel.

O percurso continua até a Casa da Portela, seguindo pelo Cruzeiro de Guindo, pelo Espigueiro de Vila Nova de Cima, até à Casa da Varziela.

Aqui o caminho desce pelo Rio Asnes até à Casa de Real, uma estrutura construída no início do século XVIII, onde se pode encontrar a Capela de Nossa Senhora da Conceição construída um pouco mais tarde, ainda nesse século.

O caminho de regresso faz-se passando pelo Lavadouro de Ousarém até chegar novamente ao Jardim de Soverosa.

Este percurso pedestre desdobra-se ao longo de alguns terrenos agrícolas, fazendo com que os seus visitantes tenham a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e história desta região.