Pelos Trilhos de Portugal-Caminho do Xisto do Gondramaz, Miranda do Corvo

Pelos Trilhos de Portugal-Caminho do Xisto do Gondramaz, Miranda do Corvo

Ponto de ligação entre a Aldeia de Gondramaz e o Parque de Merendas da Chapinha, o Caminho do Xisto do Gondramaz é um percurso linear e bidirecional com cerca de seis quilómetros.

 Localizada na encosta Oeste da Serra da Lousã, esta aldeia é uma das povoações abrangidas pela rede das Aldeias do Xisto e foi alvo de obras de requalificação nos últimos anos.

Para além disso e dada a proximidade com a Serra da Lousã, é possível observar um grande leque de espécies nesta zona, como por exemplo: a azinheira, o castanheiro, o carvalho negral, o carvalho alvarinho e o sobreiro.

Este percurso pedestre desdobra-se junto do leito da Ribeira de Espinho, o que o condiciona nos meses de Inverno e nos dias de chuva. No entanto, um acesso devidamente assinalado permite sair a meio do percurso até à aldeia do Galhardo, evitando assim este troço.

Este itinerário permite ainda que os seus visitantes conheçam uma cascata que se forma junto da Ribeira, bem como o Penedo dos Corvos e o Castelo do Espinho. Os moinhos de água que se encontram ao longo do caminho recordam o trajeto feito todos os dias pelos moleiros da região.