Pelos Trilhos de Portugal-Caminho do Xisto de Sevilha, Tábua

Pelos Trilhos de Portugal-Caminho do Xisto de Sevilha, Tábua
Fotografia cedida por: Município de Tábua

Este trilho transporta-nos por lugares magníficos e de grande importância histórica. A natureza também reclama atenções, cortesia da proximidade do Mondego.

O Caminho do Xisto de Sevilha estende-se por 11 quilómetros e possui orientação circular. Todo o percurso está devidamente sinalizado e principia em Sevilha, uma pequena aldeia do concelho de Tábua.

Sevilha é uma bela localidade que encanta os visitantes com as suas calçadas e moradias de xisto, a seus pés corre o Rio Cavalos que nos brinda com uma pequena cascata sob a sua ponte medieval.

Passada a ponte de Sevilha, seguimos por caminhos rurais ladeados por campos de cultivo e posteriormente, por estradões de terra batida que nos levam à Pedra da Sé, um dos destaques  do percurso. Pedra da Sé é um imponente afloramento granítico, elevado ao longo da margem esquerda do rio Mondego, que permite vistas magnificas.

Antes do regresso a Sevilha, ainda percorremos a Via Romana de Tábua com o agradável Mondego a nosso lado. Este troço foi em tempos uma importante estrada romana que atravessava Tábua e ligava Bobadela a Viseu, encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público.