Pelos Trilhos de Portugal-As Aldeias das Margens do Rio Vizela, Fafe

Pelos Trilhos de Portugal-As Aldeias das Margens do Rio Vizela, Fafe

O Trilho “As Aldeias das Margens do Rio Vizela” é um percurso circular com aproximadamente 15 quilómetros de extensão que percorre caminhos antigos e de montanha da região.

Com ponto de partida marcado no Largo da Lagoa este itinerário desenvolve-se ao longo das freguesias de Lagoa, Pedraído, Felgueiras e Gontim e permite que os seus visitantes conheçam a história, cultura e o artesanato local.

O percurso desdobra-se entre um grande leque de espécies de árvores, onde predomina o carvalho-alvarinho e carvalho-negral, salgueiros, amieiros, freixos e choupos que, por sua vez, são abrigo para animais como a doninha, a raposa e a codorniz, e aves como o melro, o gaio, o búteo e o tartaranhão.

O Rio Vizela, uma das razões para o nome deste trilho, é um importante marco deste percurso, uma vez que o itinerário acompanha as suas margens.

Este Município possui outros percursos pedestres e vários pontos de interesse, como a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Casa do Penedo e o Teatro Cinema, que permitem que os seus visitantes conheçam um pouco mais da cultura local.