Museu do Caramulo - Tondela

Museu do Caramulo - Tondela
Stéphane Abrantes

Em plena Serra do Caramulo, uma das mais bonitas de Portugal, no centro da pacata vila com o mesmo nome, reside um dos mais notáveis museus de Portugal. Local de culto para os aficionados de veículos antigos, o Museu do Caramulo é uma instituição cuja fama já ultrapassou há muito as fronteiras do nosso país.

Inaugurado oficialmente em 1959, este espaço foi um dos primeiros a ser instalado num edifício propositadamente construído para o efeito, o acervo que compõe a colecção de arte é composto por mais de 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias. O espólio tem alguns objectos datados da época do antigo Egipto e conta com obras de arte assinadas por artistas como Picasso, Salvador Dali e e Amadeo de Sousa Cardoso.

A exposição de brinquedos antigos é fantástica, possui uma enorme colecção de peças de diversas épocas, que vão desde miniaturas de automóveis e aviões a soldadinhos de chumbo. Uma visita a esta sala faz as delícias dos mais novos e trás saudosas recordações às pessoas mais velhas.

Contudo, foi a soberba colecção de automóveis que colocou o Caramulo nas bocas do mundo, o Museu Automóvel do Caramulo nasceu em 1959 e foi o primeiro do género em Portugal. A importância histórica dos veículos presentes, assim como, o seu fantástico estado de conservação (estão todos operacionais) conferiram ao museu um prestígio que vai além-fronteiras. Actualmente, o Museu do Caramulo organiza ainda imensos eventos lúdicos e desportivos na aérea do automobilismo, sendo o Caramulo Motorfestival uma das referências do panorama automobilístico nacional.