Miradouro do Vale do Inferno, Coimbra

Miradouro do Vale do Inferno, Coimbra
Fotografia: Vítor Moreira

Coimbra é uma cidade intimamente ligada ao Mondego, este faz parte da sua identidade. O Miradouro do Vale do Inferno, localizado na margem sul do rio, possui a vista mais ampla sobre rio e cidade em simultâneo. Desde a encosta de Santa Clara avistamos o Choupal, a Lapa dos Esteios e até a Quinta das Lágrimas.

O espectáculo visual proporcionado pelo Mondego a serpentear por entre a cidade é magnifico e durante a noite Coimbra mostra a sua magia com as luzes da Alta e da Baixa a surgirem perante o nosso olhar. No local existe ainda um painel de azulejo pintado que representa a paisagem vislumbrada e possui uma legenda explicativa.

Coimbra sempre foi considerada uma cidade estudantil. A Universidade, fundada em 1290, é uma das mais antigas da Europa. A torre setecentista presente no Paço das Escolas é uma das suas referências, este edifício de beleza ímpar possui a entrada principal ornamentada ao estilo maneirista, com a imagem dos seus mecenas, D.Dinis e D.João III.  Dotada de um património material e imaterial único, a Universidade de Coimbra foi classificada de património mundial.