Miradouro de Casal de Loivos, Pinhão

Miradouro de Casal de Loivos, Pinhão
Fotografia: Norberto Tomé

Em pleno coração da Região Demarcada do Douro, ladeada pelos rios Douro e Pinhão, encontramos uma bonita vila, eternizada pela beleza das suas paisagens e para sempre ligada ao vinho e à cultura vinhateira. Por estas paragens há também um fantástico miradouro que permite comtemplar a esbelta povoação e uma grande extensão das margens do Douro, pautadas pelas suas vinhas em socalcos. Diz-se que o miradouro de Casal de Loivos é um dos mais deslumbrantes da região.

A vila de Pinhão é apaixonante, podemos chegar de comboio e conhecer a sua belíssima estação, ornamentada com painéis de azulejos que representam a região do Douro e as suas vindimas. Podemos chegar de barco, vindos num típico rabelo à boleia do leito do Douro por entre as sublimes paisagens classificadas pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade. E, obviamente, podemos chegar de automóvel e ainda assim somos brindados com o esplendor da sua ponte centenária, projectada por Gustave Eiffel.

Chegados à localidade é hora de conhecer mais de perto a cultura vinhateira, percorrer as singulares vinhas em socalco e, no fim, provar o afamado néctar da região numa esplanada virada para o rio e celebrar a plenitude do momento.