Mercados de Olhão - Olhão

Mercados de Olhão - Olhão
Fotografia: Revista Descla

Intimamente ligados à história do concelho, os mercados de Olhão têm mais de 100 anos de história, a sua construção iniciou em 1912 tendo terminado quatro anos depois e são na actualidade um dos ex-libris da cidade. Os edifícios são um imponente complexo, com grande impacto urbanístico e erguidos segundo a arquitectura de ferro e vidro típica das construções do início do século XX. No interior, sobressaem as paredes revestidas com azulejos da autoria de Costa Pinheiro. Local de visita obrigatória para turistas e residentes, desde há muito que são um dos postais ilustrados de Olhão.

Os mercados devem ser visitados o mias cedo possível pois apenas funcionam durante o período da manhã. Entramos no de peixe e ficamos abismados com a azafama de pessoas no seu interior, a quantidade de vendedores é imensa e as bancadas encontram-se cheias das mais variadas espécies de peixe e ainda marisco, é aqui que conhecemos o verdadeiro espírito da cidade de Olhão e da sua enorme comunidade piscatória. Ao entrar no de legumes deparamo-nos com a mesma algazarra, deste lado é cor e cheiro dos produtos do campo que invadem os nosso sentidos.

Por toda a importância histórica e patrimonial, este complexo de edifícios encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público desde 2013.