Judiaria da Guarda - Guarda

Judiaria da Guarda - Guarda
Fotografia: Município da Guarda

A cidade da Guarda, durante a época medieval, albergou uma das mais importantes comunidades judaicas do país. A judiaria deste local ainda hoje possui traços de antigamente, uma zona peculiar e diferente, a lembrar a importância que os judeus tiveram em tempos distantes no desenvolvimento da cidade, algo que marcou a sua génese até aos dias de hoje.

A judiaria da cidade da Guarda remete para tempo antigos, outrora por ali se estabeleceu uma grande comunidade judaica. O antigo bairro situa-se dentro das muralhas da cidade perto da Porta D´El Rei, as suas raízes datam do século XIII, quando D.Dinis deu o foro aos judeus alojados em paroquias da cidade. Bastante empreendedores, os habitantes judaicos da Guarda contribuíram para o desenvolvimento da cidade durante a sua permanência por lá, as casas ainda hoje possuem os traços típicos de antigamente e permitem aos visitantes testemunhar e conhecer mais de perto este passado singular de uma das mais belas urbes do nosso país.

Estando no centro da cidade da Guarda sugerimos ainda uma visita à sua Sé Catedral, considerada uma das mais emblemáticas igrejas de Portugal, é um edifício majestoso com uma arquitectura marcada pela combinação do gótico com o manuelino. Foi classificada como monumento nacional e é um dos locais mais visitados na localidade.