Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias - Mourão

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias - Mourão
Fotografia: Hendrik Dacquin

A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias sobressai por entre as muralhas medievais do Castelo de Mourão, fazendo uso de um torreão militar como torre sineira. Este singular monumento é parte integrante da fortaleza medieval, surgindo no ponto mais alto desta bela vila alentejana e devido às suas características únicas um dos monumentos mais visitados do território.

O templo foi construído em 1681, encontra-se assente na estrutura fortificada do castelo e possui traços de arquitectura em estilo barroco. Dentro da ermida destaca-se a imagem da Nossa Senhora das Candeias, erguida em pedra de Ançã e medindo cerca de 1,20m. Os interiores possuem detalhes de gótico manuelino, tendo sido reerguidos posteriormente pela Ordem de Avis, devido à devastação causada pelo terramoto de 1755 ao interior do templo.

Segundo uma lenda antiga, a igreja foi edificada no castelo devido a uma aparição da Nossa Senhora junto às muralhas, sob um tojal e ainda hoje é um lugar de fervoroso culto para os locais.