Grutas de São Vicente, um dos mais belos tesouros da Madeira

Grutas de São Vicente, um dos mais belos tesouros da Madeira
Fotografias cedidas por Naturnorte

As Grutas de São Vicente tiveram origem há 890 mil anos, formaram-se a partir de uma erupção vulcânica. Conhecer estas galerias permite compreender a formação do arquipélago da Madeira.

A abertura ao público ocorreu em 1996, no entanto, no século XIX a população local já divulgava a beleza das suas grutas aos forasteiros. O percurso subterrâneo visitável compreende um total de mais de setecentos metros de extensão. A altura das grutas varia entre 5 a 6 metros proporcionando, assim, um espaço amplo que permite observar com comodidade os seus encantos.

Durante cerca de 30 minutos, podemos percorrer os fantásticos tuneis que a natureza criou, cheios de peculiares formações rochosas de origem vulcânica e pequenos lagos de águas transparentes. A iluminação do espaço, a par da música ambiente contribuem bastante para a espetacularidade da visita.

As galerias assumem ainda um papel importantíssimo do ponto de vista científico. Em conjunto com o Centro de Vulcanismo de São Vicente ajudam a explicar evolução geológica das grutas, e a compreender as erupções vulcânicas e o nascimento do arquipélago da Madeira. O centro possui um espaço que através de meios audiovisuais, recria os fenómenos que deram origem a estas belas galerias e à própria ilha.

As grutas de São Vicente recebem aproximadamente 100 mil visitantes por ano, o que demonstra a importância deste monumento natural.