Geoparque Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros

Geoparque Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros
Fotografia: Revista Descla

O Geoparque Terras de Cavaleiros estabelece uma relação brilhante entre cultura e natureza, são montes e vales por onde o homem deixou a sua marca sem ter desfeito a harmonia natural dos espaços. O parque é quase na sua totalidade parte integrante da Rede Natura 2000. Existe um total de 42 geossítios referenciados, importantíssimos sob o ponto de vista científico, que contam uma história com mais de 400 milhões de anos. 

O geoparque localiza-se no planalto de Trás os Montes, abraça as Serras de Nogueira, Serra de Ala, Serra do Cubo, e a Serra de Bornes. A este encontra o seu limite no Monte de Morais, onde ocorre a transição da Terra Fria planáltica para a Terra Quente do Tua e Douro Superior.

Como geossítios destacam-se os Gnaisses de Lagoa e o Poço dos Paus, ambos são dos pontos mais procurados do parque. Os Gnaisses de Lagoa são um dos testemunhos actualmente existentes de um antigo supercontinente primitivo que esteve na origem dos continentes actuais. Apresentam-se como uma imensa rocha, com mais de 500 milhões de anos, cujas características únicas remetem para tais acontecimentos passados.

O Poço dos Paus testemunha a existência de uma crosta oceânica antiga, pois possui rochas semelhantes às presentes no fundo do oceano. O local é reminiscente do antigo oceano Reich, desaparecido devido à colisão dos continentes que o limitavam. O Poço dos Paus é sem dúvida um local singular e belo, extremamente importante do ponto de vista geológico.