Estação Arqueológica do Freixo – Tongobriga - Marco de Canaveses

Estação Arqueológica do Freixo – Tongobriga - Marco de Canaveses
Fotografia: Câmara Municipal de Marco de Canaveses

No concelho de Marco de Canaveses, sob a aldeia de Santa Maria do Freixo, encontramos as ruínas da cidade romana de Tongobriga. O fórum e as termas romanas são monumentais e considerados o ex-libris deste sítio arqueológico. No total podemos visitar cerca de 15 hectares de área classificada como Monumento Nacional.

A descoberta de Tongobriga ocorreu após as escavações iniciadas em 1980, antes já tinham sido encontrados artefactos arqueológicos e uma parte das ruínas já era conhecida pela população, no entanto, ninguém esperava a dimensão do achado. Podem ser visitados os bairros de habitações pré-romanas e romanas, construídas entre os séculos I e V d.C, situados dentro de um perímetro amuralhado com cerca de 13 hectares. Fora das muralhas encontramos as estruturas mais interessantes, o fórum e as termas romanas, que permitem concluir que Tongobriga terá sido uma cidade romana com alguma preponderância sobre a região à sua volta.

A Estação Arqueológica do Freixo dispõe ainda de um centro interpretativo à disposição dos visitantes, onde está patente uma exposição permanente dedicada à mudança de vida dos habitantes de Tongobriga aquando da sua integração no Império Romano. O edifício possui ainda um auditório onde podemos ainda visualizar um documentário sobre a Civitas de Tongobriga e compreender melhor a sua dimensão e importância à época.