Dia Internacional Dos Museus promove a Igualdade

Dia Internacional Dos Museus promove a Igualdade
Museu do Louvre,Paris

Celebrado pela primeira vez a 18 de Maio de 1977, o Dia Internacional dos Museus (DIM) é uma data assinalada anualmente com eventos e actividades em museus de vários países.

Segundo o Conselho Internacional dos Museus (ICOM) o objectivo era o de promover, junto da sociedade, a importância que estes detêm, uma vez que “os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”.

Neste sentido, todos os anos, o ICOM sugere um tema, inserido no centro das preocupações da sociedade, para refletir no decorrer dos eventos. A diversidade e a inclusão nas instituições culturais são o lema para 2020: “Museus pela Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Este tema pretende celebrar a diversidade de perspetivas que compõem as comunidades e o pessoal dos museus, com questões sociais complexas, que incluem etnia, género, orientação e identidade sexual, formação socioeconómica, capacidade física, crenças religiosas, entre outras.

Em 2019, mais de 37.000 museus assinalaram este dia, em cerca de 158 países e território. Este ano, devido à pandemia do COVID-19, e tendo em conta que os museus reabrem a 18 de Maio, a Direção-Geral do Património Cultural sugere que o dia seja celebrado “em moldes diferentes dos habituais, nomeadamente através da partilha de visitas e exposições virtuais, apresentações, filmes e todo o tipo de iniciativas que possam ser divulgadas on-line”.

No âmbito destas celebrações, o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, convida todos os interessados para uma visita online, aos restauros que estão a decorrer na Sala do Trono, pelas 15 horas, com entrada gratuita.

O Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche, aborda o tema deste ano com uma homenagem ao seu Público “Memória dos Visitantes”. No site oficial do Museu foi publicado um vídeo, com algumas mensagens feitas sobre o Espaço.

No distrito de Aveiro, o Museu Marítimo de Ílhavo promoveu visitas virtuais na sua página do Facebook entre os dias 16 e 18. Hoje, pelas 17 horas, vai ser lançado um novo episódio do programa “Todos a Bordo”. Este pode ser ouvido na frequência da Rádio Terra Nova, ou ao vivo na página do Facebook na hora indicada. Para além disso, serão repostos os episódios já editados deste novo conteúdo programático, na plataforma online.

Por todo o país, vários Museus reabrem as portas ao público esta segunda-feira, seguindo as recomendações da Direção-Geral de Saúde, e com entradas gratuitas. A Fundação de Serralves é um dos exemplos, que depois de suspender a sua programação a 12 de março, reabre com a inauguração da exposição “Lourdes Castro: A Vida como ela é!”.