Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha - Carregal do Sal

Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha - Carregal do Sal
Fotografia: Revista Descla

O circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha permite aos seus visitantes percorrer uma rota ao longo de achados milenares. Os monumentos megalíticos são construções feitas com grandes blocos de pedras. Estas edificações são típicas dos povos da pré-história durante o período Neolítico, que teve início cerca de 10 mil anos a.C. e decorreu até perto do terceiro milênio a.C.

O percurso de cerca de quatro quilómetros é circular, tem início e fim junto ao Campo de Futebol de Fiais da Telha em Oliveira do Conde. Ao longo do circuito existe sinalética e ainda painéis explicativos junto das principais atracções.

Ao começar iniciamos uma viagem pelo megalitismo, encontramos vários exemplares de dólmens, monumentos sepulcrais pré-históricos, entre eles o magnifico Dólmen da Orca, e ainda inúmeras gravuras rupestres. Tudo isto é acompanhado de um incrível cenário natural.

O Dólmen da Orca é um dos vários vestígios  existentes no percurso, esta imponente construção milenar é um dos maiores e mais bem conservados dolmens em Portugal, foi classificado como monumento nacional.

As Orcas do Ameal, uma maior e outra mais pequena, também atraem a curiosidade dos visitantes e encontram-se igualmente em bom estado de conservação. Ao longo do trajecto é ainda possível apreciar outras edificações semelhantes de menores dimensões e um conjunto de gravuras rupestres gravadas em dois afloramentos graníticos maciços.

O circuito também se destaca pela beleza e envolvência das suas paisagens naturais, oferecendo aos visitantes a garantia de momentos bem passados.