Centro Medieval de Ourém

Centro Medieval de Ourém
Fotografia: Revista Descla

A vila medieval de Ourém guarda tesouros em todos os seus recantos, as ruas serpenteantes encontram-se repletas de edifícios seculares, pautados por marcantes traços arquitectónicos. A espaços vão surgindo exemplos do casario branco, decoradas com flores coloridas que invadem o olhar dos visitantes. Todo este património parece estar propositadamente protegido pelas imponentes muralhas externas do castelo e este surge no alto assumindo-se como um guardião da cidade.

O centro medieval de Ourém é um verdadeiro museu ao ar livre, praticamente todos os estilos arquitectnicos medievais estão presentes neste lugar, aqui há testemunhos de gótico, barroco, manuelino, também do mais recente pombalino e até encontramos traços de influência islâmica através do mudéjar. Aqui é possível fazer uma viagem pela história das artes, as ruas são ingremes, mas somos compensados com a presença de fantásticos miradouros, caso estejamos muito cansados podemos fazer uma pausa numa taverna tradicional.

O Castelo é o ex-libris desta imensidão de património, sendo considerado uma das mais inovadoras obras de arquitectura militar do século XV, possui uma estrutura compacta na qual se destacam duas imponentes torres pentagonais. Foi mandado construir pelo Conde de Ourém e está classificado como Monumento Nacional.