Centro Histórico de Trancoso - Trancoso

Centro Histórico de Trancoso - Trancoso
Fotografia: Aldeias Históricas de Portugal

Actualmente Trancoso é uma cidade, contudo, o seu centro histórico permite-lhe ostentar orgulhosamente o título de ser uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal. A localização de Trancoso, no topo do planalto, entre os rios Douro, Côa e Mondego, conferiu-lhe durante séculos uma posição privilegiada em termos de defesa do território. O Castelo e o perímetro amuralhado testemunham esse passado.

Penetrar as muralhas, ainda hoje existentes, que dão acesso à vila medieval é como viajar no tempo. Grande parte das torres originais, assim como, três das quatro portas principais: Portas d’El Rei, Portas do Prado e Porta do Carvalho também ainda existem. As ruas históricas encontram-se floridas, a vila possui todo um ambiente que nos remete para tempos longínquos. No topo encontramos o Castelo de Trancoso, uma fortificação medieval construída sobre as ruínas de um castro pré-romano e que teve grande importância militar na defesa contra os ataques dos muçulmanos e posteriormente contra as investidas de Castela. As vistas desde o castelo são de cortar a respiração.

No centro da vila podemos encontrar alojamento e restaurantes típicos, sim vamos precisar de mais que um dia para conhecer todos os encantos desta Aldeia Histórica. A igreja de São Pedro é outro local de visita obrigatória, por lá repousa Bandarra, sapateiro e poeta, um dos ilustres filhos desta terra. Trancoso está também eternamente ligada ao heróico feito do pequeno exército liderado por Gonçalo Vasques Coutinho, alcaide de Trancoso, que por estas paragens derrotou o poderoso exército castelhano em Maio de 1385 e inflamou de moral as tropas portuguesas.