Centro Histórico de Praia da Vitória
Praia da Vitória é uma cidade cheia de tradições e património, inicialmente Praia”, recebeu o segundo nome “Vitória” em 1829, fruto da resiliência que pautou as suas gentes, actualmente orgulha-se do seu centro histórico tão típico e repleto de história.
Desde o século XV que esta urbe cresceu ao ritmo do seu porto, até ter sido arrasada pelas crises sísmicas chamadas de Caída da Praia, ocorridas em 1614 e 1841 respectivamente. No entanto a força dos locais prevaleceu e Praia reergueu-se, doravante carregando consigo o termo Vitória.
O centro histórico desta localidade é lindíssimo, encontra-se marcado pela arquitectura típica e cheia de cor. Por aqui o património é imenso e encontramos importantes espaços e monumentos históricos, a Igreja Matriz data do século XV e sobreviveu às crises sísmicas conserva ainda os sues traços de gótico e manuelino. Calcorreamos as ruas coloridas até desembocar na Praça Francisco Ornelas da Câmara, este largo surge me posição central na cidade e possui a monumental Estátua da Liberdade, construída no século XIV.
Edifícios históricos também não faltam, entre eles Casa Museu Vitorino Nemésio, residência datada do século XVII, onde nasceu Vitorino Nemésio, em 1901 e funciona actualmente como um espaço museológico dedicado ao escritor.