Castelo de Óbidos

Castelo de Óbidos
Fotografia: Revista Descla

O centro da vila de Óbidos encontra-se ladeado por muralhas e o seu interior retrata fielmente o passado medieval. Perante este cenário magnifico, ao visitar o Castelo de Óbidos ficamos com a sensação de ter recuado no tempo.

Acredita-se que as muralhas tenham origem por via de um antigo reduto fortificado, da autoria do povo romano, que outrora por ali se estabeleceu, devido à posição dominante que o local ocupava em relação à lagoa a ocidente.

O Castelo possui traços de vários estilos arquitetónicos, tais como românico, gótico, manuelino e barroco, devido às diversas intervenções de que foi alvo ao longo dos tempos. A fortificação de planta retangular eleva-se 79 metros acima do nível do mar e está dotada de torres cilíndricas, excepto a nordeste e sueste, onde foram edificadas com forma quadrangular.

A localização privilegiada da vila de Óbidos junto ao Atlântico, levou a que os Templários tenham incluído a fortaleza no seu celebre pentágono defensivo do centro de Portugal.

Do castelo de Óbidos  foram disparados os primeiros tiros de artilharia na batalha de Roliça, que culminou com a primeira derrota de Napoleão, durante as invasões francesas do seculo XIX.

Conquistado aos Mouros em 1148 por D. Afonso Henriques, esta fortificação é uma das mais belas de Portugal. As intervenções de restauro levadas a cabo durante o século XX contribuíram para o seu excelente estado de conservação actual, encontra-se classificado como Monumento Nacional.

Falar nos eventos