Castelo de Lanhoso - Póvoa de Lanhoso

Castelo de Lanhoso - Póvoa de Lanhoso
Fotografia: D.R.

O Castelo de Lanhoso surge imponente sobre um magnifico maciço rochoso, lá do alto a fortificação lembra a sua importância nos conturbados tempos da reconquista cristã, como se ainda comandasse e controlasse a imensidão de territórios à sua volta.

Imponente é um dos melhores adjectivos para caracterizar o Castelo de Lanhoso, com uma posição geográfica privilegiada e uma linha de muralhas impressionantemente robustas, esta é uma das mais monumentais fortificações medievais em Portugal. As suas origens são também antigas, no entanto, a construção que chegou até aos dias de hoje é resultante de reformas ocorridas no século XIII, aquando do reinado de D. Dinis que concedeu especial atenção a este castelo.

Historicamente foi importantíssimo pela defesa do território, foi também aqui que D. Afonso Henriques mandou prender sua mãe D. Teresa, após vitória na batalha de São Mamede. Um acontecimento curioso foi o facto de D. Rui Gonçalves Pereira, antigo alcaide do castelo, perante a denúncia de infidelidade de sua mulher, ter mandado incendiar a fortificação, em pleno século XII. Este soberbo exemplo da admirável arquitectura militar medieval Portuguesa encontra-se classificado como Monumento Nacional.