Castelo de Guimarães

Castelo de Guimarães
Fotografia: Município de Guimarães

O Castelo de Guimarães está intimamente ligado à fundação de Portugal, possui uma imensa importância histórica e uma monumentalidade que não deixa ninguém indiferente. Terá sido no século V, que a Condessa Mumadona Dias mandou erguer esta soberba fortaleza. Inicialmente foi edificado para que a população se pudesse refugiar dos constantes assaltos de vikings, vindos dos mares do norte da Europa e dos muçulmanos que fugiam dos territórios que ocupavam o sul do nosso país.

O perímetro amuralhado da fortaleza possui estilo românico, com sete torres à sua volta e uma imponente Torre de Menagem de formato quadrangular, que relembra a importância militar de outrora, neste castelo que defendia o berço da nossa nação.

De acordo com a tradição popular, nestas terras defendidas pelo castelo nasceu o Rei D. Afonso Henriques, em 1109, à data Guimarães era um pequeno aglomerado medieval, para além da sua monumentalidade, nesta cidade, sente-se uma atmosfera e um misticismo especial, criados por este monumento singular da nossa história.

O Castelo de Guimarães está classificado como Monumento Nacional, foi alvo de uma forte reconstrução, entre 1937 e 1959, e em 2001 foi distinguido pela UNESCO como Património Mundial.