CAPPAS INSECTOZOO - Museu Vivo de Insectos Sociais - Cuba

CAPPAS INSECTOZOO - Museu Vivo de Insectos Sociais - Cuba
Fotografia: D.R.

Sabia que as formigas vivem em sociedades extremamente hierarquizadas, por norma em grupos divididos de acordo com a sua função? No CAPPAS INSECTOZOO - Museu Vivo de Insectos Sociais podemos testemunhar isto e muito mais, este é um fantástico local dedicado à educação ecológica, à divulgação e preservação dos insectos sociais. Situa-se na freguesia de Vila Ruiva, em Cuba.

O Museu Vivo de Insectos Sociais nasceu fruto da ideia de João Pedro Cappas e Sousa, um investigador que decidiu criar um espaço que permitisse ao público compreender melhor a importância de alguns insectos. Através de expositores, os visitantes podem ver as colónias a hibernar, as rainhas a porem ovos, as larvas a efectuarem as mudas e a tecerem os casulos, assim como, as rígidas regras sociais e leis de cada uma das espécies representadas. Formigas, abelhas, vespas e térmitas marcam presença neste soberbo laboratório- museu de carácter didáctico.

A relação entre o homem e os insectos sociais ao longo da história também é explicada no museu. As visitas a este espaço são efectuadas através de marcação.