Birdwatching - Equipamentos necessários

Birdwatching - Equipamentos necessários
Alvéola-branca (Motacilla alba) Fotografia: José Arnaldo Ferreira

O birdwatching é uma actividade que envolve um contacto próximo com a natureza, assim, existem algumas dicas importantes que devemos ter em conta para conseguir os melhores resultados possíveis. Ter os equipamentos adequados também ajuda muito os iniciantes desta prática, mas já la vamos.

Antes de mais, devemos sempre relembrar que a observação de aves deve ser praticada tendo sempre em conta o respeito pela natureza e biodiversidade existente, logo, em momento algum devemos interferir no habitat dos animais. Iscos, assim como quaisquer outros elementos estranhos à natureza, devem ser evitados e vão completamente contra o propósito do birdwatching, que se assume como uma prática que pretende consciencializar sobre a necessidade de proteger os animais e o seu ambiente natural. Desloque-se em silêncio e mantenha alguma distancia relativamente aos animais e aos ninhos, a nossa pegada ambiental nesta actividade deve ser reduzida ao mínimo possível e o ideal é que os animais não se apercebam da nossa presença.

Comece por arranjar um bom guia de aves

Para conseguir observar as aves é necessário conhecer as mesmas e também os seus hábitos. Um guia sobre as aves da região na qual pretendemos iniciar esta aventura é essencial, nem todos os animais têm os mesmos hábitos, alguns são madrugadores, outros gostam de surgir ao final da tarde, uns alimentam-se junto a cursos de água, outros preferem locais de caça diferentes, cada ave é distinta e sem perceber as suas rotinas pode ser difícil conseguir observar grande parte das espécies existentes no nosso país.  Pode recorrer a livros, páginas de internet ou mesmo aplicações de smartphone como uma que encontramos na página dedicada ao birdwatching por parte da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).

Vista uma roupa adequada

A roupa é importantíssima para se conseguir obter resultados satisfatórios, o conforto é essencial pois podemos passar várias horas na natureza até ao avistamento desejado logo o que vestimos e calçamos tem de ser confortável e adequado a caminhadas na natureza. A cor da roupa também tem de ser tida em conta, vestes demasiado coloridas, com brilhos ou acessórios reflectores vão afastar as aves, devemos privilegiar cores que se adaptem ao ambiente, tais como castanhos e verdes escuros ou mesmo padrões de camuflado. Lembre-se de se proteger do sol, mas evite óculos de sol espelhados pois afastam os pássaros com os reflexos.

O que levar?

Evite carregar muito peso pois pode tornar a actividade demasiado cansativa, mas não se esqueça de levar água e algum alimento enérgico e de fácil conservação (por exemplo barras de cereais). Convém ter consigo um telefone com bateria suficiente para o tempo que durar a observação, uma lanterna e uma manta térmica de emergência, caso se dirija para lugares mais inóspitos ou sítios onde as condições climatéricas podem mudar rapidamente. Apesar de actualmente os smartphones possuírem aplicações de navegação e localização, saber utilizar e ter connosco uma bussola e um mapa da região é aconselhável pois em certos locais a tecnologia pode falhar. Caso não se sinta tão aventureiro e tenha receio de incursões na natureza por sua conta e risco pode sempre recorrer às inúmeras empresas que realizam passeios e experiências de birdwatching um pouco por todo o país, ou até mesmo deslocar-se inicialmente apenas a lugares preparados para o efeito e que garantem todas as condições de segurança aos praticantes como por exemplo o EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves.

Fotografia: José Valente Ferreira

Binóculos? máquina fotográfica? ou ambos?

Esta é uma escolha pessoal que vai de encontro ao gosto e objectivos de cada um. Há quem apenas pretenda observar, outros também procuram fotografar as aves. Em todo caso um destes equipamentos é essencial, os binóculos devem obedecer a certos requisitos conforme os nossos objectivos, logo, devemos ter em conta o tipo de uso e regularidade que vamos dar aos mesmos. A oferta é vasta e tal complica muitas vezes a escolha do equipamento certo, especialmente quando somos iniciantes, a SPEA possui um guia muito útil na sua página.

Caso pretenda fazê-lo com máquina fotográfica e registar para posteridade os seus avistamentos é aconselhável que possua alguns conhecimentos fotográficos, nomeadamente quanto à focagem manual, pois focar uma ave no meio de vários galhos pode ser um desafio para a máquina, especialmente se as cores não contrastarem muito ou as condições de iluminação não forem as melhores. A máquina deve estar equipada com uma objectiva de grande distância focal, as chamadas teleobjectivas, lentes que permitem aproximações desde grandes distâncias. Aconselhamos como mínimo 200mm de distância focal máxima em máquinas de sensor full-frame e 300 em máquinas com factor de corte. Refira-se também que é necessário recorrer a velocidades de disparo elevadas de modo a congelar o movimento das aves e com isso obter melhores resultados.

Agora que temos o necessário é partir rumo à aventura e descobrir o fascinante mundo da observação de aves.