Baloiços e lugares - Baloiço do Monte de Santa Luzia, Viseu

Baloiços e lugares - Baloiço do Monte de Santa Luzia, Viseu
Direitos de fotografia reservados
Baloiços e lugares - Baloiço do Monte de Santa Luzia, Viseu

O Baloiço do Monte de Santa Luzia brinda-nos com uma vista soberba sobre a cidade de Viseu, cortesia da sua localização a mais de 600 metros de altitude. Nenhum outro local do concelho oferece uma paisagem tão ampla sobre a bela cidade de Viriato.

Na verdade, os baloiços são dois, um panorâmico privilegia a vista, outro apela à tranquilidade do local, com as palavras “apaixona-te “no seu topo, convém dizer que tal não é difícil de acontecer neste sítio.

O Monte de Santa Luzia é um belo espaço de lazer que dista apenas a 6 quilómetros do centro de Viseu, outrora importante castro proto-histórico, hoje mostra as suas características ligadas a um passado marcado pela extracção de quartzo. Os 25 anos de exploração mineralógica, levados a cabo pela Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos, de Canas de Senhorim, entre os anos de 1961 e 1986, criaram uma cratera que, actualmente, é uma bela lagoa.

O facto do Monte de Santa Luzia ter sido no passado uma das mais importantes minas de quartzo no país, levou ainda à criação do Museu do Quartzo - Centro de Interpretação Galopim de Carvalho, um espaço museológico onde se explica a importância mineralógica, geológica e comercial deste mineral.

O Baloiço do Monte de Santa Luzia nasceu fruto da iniciativa de um movimento cívico chamado APP – As Pessoas Primeiro, que, actualmente, conta com representação partidária a nível local e tem desenvolvido várias actividades de carácter social e cultural na freguesia do Campo, em Viseu.