Bacalhôa Buddha Eden - Bombarral

Bacalhôa Buddha Eden - Bombarral
Fotografia: Revista Descla

O Bacalhôa Buddha Eden  é um espaço singular que ostente orgulhosamente o título de maior jardim oriental da Europa. Insere-se num espaço com cerca de 35 hectares, pertencente à Quinta dos Loridos, uma quinta de produção vinícola conhecida pela qualidade dos seus néctares. O Jardim encontra-se repleto de esculturas orientais e assume-se como um lugar de paz e tranquilidade, encontrando-se dotado de uma monumentalidade única.

Budas, Pagodes, representações de Terracota e inúmeras outras esculturas asiáticas estão harmoniosamente dispersas pela exuberante vegetação do parque. Um dos destaques é a soberba escadaria central, local onde os budas dourados se apresentam ao público. Os lagos e o labirinto de bambo remetem para paisagens orientais. Por aqui somos inundados de paz, o Bacalhôa Buddha Eden aparenta exercer um efeito tranquilizador nos seus visitantes.

O espaço nasceu como uma resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, um dos maiores actos de barbárie cultural, levado a cabo pelo Governo Talibã, apagando da memória de todos, um notável conjunto de obras primas do período tardio da Arte de Gandhara. Este fascinante jardim temático presta homenagem a essa arte desaparecida para sempre.