As pedras que defenderam a Madeira

É na Ilha da Madeira que nos falta o folego com a vista do Forte de São João Batista de Porto Moniz. Esta vila, conhecida pelas suas piscinas naturais vulcânicas destaca esta antiga estrutura defensiva. Este forte foi construído no século XVII, durante o período de colonização da Ilha da Madeira pelos portugueses e a sua construção teve início em 1692 e só ficou concluída em 1730.
Porém, o grande objetivo principal do Forte de São João Batista era proteger a costa norte da ilha e a vila de Porto Moniz dos ataques piratas ou invasões, uma vez que, não era novidade haver acontecimentos destes.
A fortaleza por si só, possui um formato retangular e foi construída em pedra. Ela é composta por paredes robustas e torres defensivas e no seu interior, havia alojamentos para os todos soldados, contando ainda com armazéns e uma cisterna para armazenar a água.
Ao longo dos anos, o Forte de São João Batista do Porto Moniz passou por várias restaurações para preservar a sua estrutura histórica. Para não morrer na história dos madeirenses, atualmente, o local é um ponto turístico e cultural aberto para visitas. Todos os visitantes têm a possibilidade de explorar o interior do forte, conhecer a sua história e desfrutar das suas vistas panorâmicas do oceano e da vila de Porto Moniz.
Além disso, nas proximidades do forte, há um pequeno museu que apresenta exposições sobre a história local e a importância defensiva desta rica fortaleza.
Já se sabe que o Forte de São João Batista do Porto Moniz é um marco histórico importante na ilha da Madeira e que por isso, atrai imensos turistas dispostos a contemplar a sua história militar e a sua incrível arquitetura antiga.